NOSSO SOFRIMENTO E O SOFRIMENTO DOS OUTROS

 




Uma das maiores tentações do sofrimento é ignorar o sofrimento alheio. O sofredor só se lembra do seu sofrimento e não do sofrimento dos outros. Essa atitude agrava e prolonga a dor. Tanto por causa da fixação demasiada de seus problemas pessoais como por causa do pecado da ausência de simpatia pela dor dos demais.

No Salmo 25, o salmista menciona sua angústia, sua aflição, sua tribulação, seu sofrimento, seus pecados e seus inimigos (vv. 17-19). Ainda bem que, no último versículo, ele se lembra dos outros e ora: “Ó Deus, liberta Israel de todas as suas aflições” (v. 22). As aflições não eram só dele, mas também de todo o Israel.

A lembrança do sofrimento alheio, além de ser uma exigência do Evangelho, distrai o sofredor de seus sofrimentos. O autor da Epístola aos Hebreus ensina que essa lembrança precisa ser autêntica: “Lembrem-se dos que estão na prisão, como se aprisionados com eles” (Hb 13.3).

Está registrada no último capítulo do livro de Jó esta preciosa informação: “Depois de Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente próspero e lhe deu o dobro de tudo o que tinha antes” (Jó 42.10).

Embora sozinho e com muita dor, Jesus, na cruz, se lembrou dos outros, inclusive daqueles que o crucificavam, “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo” (Lc 23.24).

Oração:

Senhor, Pai amado! Ensina-nos a vencer a tendência de acharmos que somente nós passamos por tribulações, quando na verdade todas as pessoas possuem pendências a serem resolvidas. Dás-nos, ó Pai, condições de agirmos como os heróis da fé, que mesmo diante das adversidades buscavam interceder pelos outros. Nesse momento, pedimos que todas as famílias sejam visitadas por sua graça a fim de saberem que o Senhor é um pai misericordioso. Perdoa os nossos pecados e livra-nos do mal. É em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, seu Filho, que oramos. Amém!

Comentários

  1. Nos momentos adversos pelo qual estejamos passando, se tornarmos solidário ao próximo, Ele vai se fortalecendo por não estar só.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão da Semana

POBRES DE ESPIRITO - SÉRIE: "AS BEM-AVENTURANÇAS" - PARTE 1

OS QUE CHORAM - SÉRIE "AS BEM-AVENTURANÇAS" - parte 2