quarta-feira, 1 de agosto de 2018

CREPÚSCULO DO MACHO? - CONTINUAÇÃO


E quanto à masculinidade segundo a Bíblia? Como a definimos? Embora esta questão exija uma análise mais profunda, o que vai além das delimitações desse espaço, podemos adiantar que somente as Escrituras nos revelam o verdadeiro significado do que é ser homem. A ideologia de gênero “vende” uma ideia falsa a respeito do macho, associando-o ao homem rude, que ao faltar-lhe a força do argumento recorre ao argumento da força. Esse homem “brucutu”, estereotipado por personagens como Khal Drogo, de Game of Thrones, Brutus, Rambo, Chuck Norris e outros, em nada se aproxima do que a Bíblia ensina sobre virilidade.

É por meio da Palavra de Deus que aprendemos o que significa ser homem e mulher, macho e fêmea. O significado que o Criador dá à sua criação é absoluto, não atende ao desejo humano de se autodeterminar, ou seja, o verdadeiro significado das coisas consiste na determinação de Deus. A Bíblia diz em Gênesis 1.27 que “Deus criou os seres humanos à sua imagem, à imagem de Deus os criou: macho e fêmea os criou”. Nessa passagem a palavra “macho” é traduzida da palavra hebraica zakar, que significa “aquele que se lembra”. Em vez de significar “aquele que domina”, “aquele que é forte” ou “aquele que é poderoso”, o Senhor determinou que o verdadeiro macho é aquele que se lembra. Ao se lembrar do Senhor, o homem transmite à sua família o sentido da vida. Com o advento da queda, aquele que foi designado para lembrar, perdeu-se em si mesmo e se esqueceu de Deus. No entanto, a misericórdia do Senhor teve seu ápice em Cristo, a despeito da importância da Lei de Moisés. Em Cristo o significado da masculinidade foi restaurado, pois em todo o tempo o Filho se lembrou do Pai.

A considerar o que a Bíblia ensina sobre o verdadeiro significado da masculinidade, constatamos que o crepúsculo, o declínio do macho aventado pela cultura, diz respeito ao falso conceito de macho, o que em nada corresponde a zakar. E como saber se aos olhos de Deus o homem é realmente homem? Eis a resposta:
“Quando se aproximava o dia de sua morte, Davi deu instruções ao seu filho Salomão:  Estou para seguir o caminho de toda a terra. Por isso, seja forte e seja homem.  Obedeça ao que o Senhor, o seu Deus, exige: ande nos seus caminhos e obedeça aos seus decretos, aos seus mandamentos, às suas ordenanças e aos seus testemunhos, conforme se acham escritos na Lei de Moisés; assim você prosperará em tudo o que fizer e por onde quer que for” (1Rs 2.1-3).

Soli Deo Gloria!

Delmo Fonseca é pastor da Comunidade Cristã Graça e Vida no Rio de Janeiro, uma igreja bíblica e de fé reformada. Ele tratará desse tema em palestra programada para o dia 11 de agosto às 16 horas, na sede da CCGV – Av. Dom Helder Câmara, 7962 – Piedade/RJ.

Mais informações pelo WhatsApp 99566-5276 (somente mensagens).

Nenhum comentário:

Postar um comentário