POR UM EVANGELHO PURO E SIMPLES



por  Delmo Fonseca |

Tornou-se comum ouvirmos a expressão “simples assim!”. A pergunta é: será que tudo o que nos é apresentado como simples é realmente simples? Expressões como: “fulano é uma pessoa simples”, “não repare, a casa é muito simples”, por exemplo, parecem significar gestos de humildade. Nem sempre o são. Há muita confusão entre os termos simples e simplista, simples e simplório. Para início de conversa o simplismo, em sua essência, é um pecado. Por quê? O simplismo se configura como um vício que consiste em desprezar aquilo que é essencial, de modo que o simplista costuma deixar de lado o que é mais importante. E isto acontece em todas as áreas da vida.

A simplicidade, por sua vez, dispensa os excessos, as extravagâncias, os exageros. O sujeito simples, diferentemente do simplista, busca aquilo é substancial. Nem mais nem menos, apenas o essencial. Neste sentido, podemos inferir que o simplismo é o que predomina em nossa cultura religiosa, pois é gritante o fato de que o que se busca nas igrejas pouco tem a ver com o que realmente importa. Multiplicam-se a cada dia o número de pregações centradas no indivíduo mimado, que não admite passar por nenhuma dificuldade, não sustenta frustrações Daí as mais variadas invencionices com o propósito de cativar os menos atentos: ênfase nas reuniões de “vitória”, “restituição”, “ano da colheita” etc. Soma-se a isso os desafios, as campanhas, as correntes, os sabonetes, óleos e rosas “ungidas” e toda sorte de entretenimento como balé gospel etc.

Em que momento se busca o essencial, que é a adoração ao Único que é digno de ser glorificado? Percebe-se que em muitos casos, o ato de adoração se restringe a um louvor que também desloca o Senhor do centro. Louvores, que aos olhos humanos, têm "sabor de mel", mas que aos olhos de Deus nada dizem.

A Bíblia nos dá o exemplo das irmãs Marta e Maria, que reagiram de maneira distinta à presença de Jesus (Lc 10.38-42). Embora esta passagem possibilite as mais diversas abordagens, queremos destacar o seguinte: as duas irmãs representam a diferença entre o simplismo e a simplicidade. Não podemos desconsiderar o trabalho, o esforço de Marta em querer servir a Jesus por meio de sua habilidade na cozinha, mas a questão é: a essência do servir a Deus está em fazer coisas com o intuito de agradá-lo? Num outro episódio e em outro contexto, mas em consonância com o nosso tema, Samuel disse ao desobediente e simplista Saul: “Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros” (1 Sm 15.22). Foi o caso de Marta: seu simplismo a distanciou do essencial, que é a Palavra. Disse Jesus: “Marta, Marta, andas preocupada e aflita com tantas coisas, quando uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada” (Lc 10.41). 

Maria, por sua vez, preferiu o essencial. Isso não lhe seria tirado do coração. "De sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus" (Rm 10.17). Ao agir assim, Maria optou pela simplicidade do evangelho. Não é de se estranhar que em nossos dias muitos rejeitam as igrejas que se esforçam para levar a Palavra, somente a Palavra pura e simples. É que não há espaço para entretenimentos, modismos, meros ajuntamentos. O tempo urge.

Há um sem número de pessoas que possuem uma relação simplista com o ato de congregar e, em consequência disso, com o ouvir a Palavra de Deus. Membros que frequentam os cultos quinzenalmente, jovens dos grupos de louvores que preferem bater papo na porta ou pátio da igreja no momento da pregação; jovens que não se desconectam das redes sociais enquanto o pastor ministra, além das irmãs da cantina, dos irmãos do estacionamento, que embora sejam de grande valia para a congregação, deixam de ouvir o essencial, que é o evangelho de Cristo. 

Aprendemos que o nosso desafio é fazer com que o propósito de Deus se cumpra em nossas vidas, que é o de glorificá-lo. "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus" (1Co 10.31). Simples assim. 


Soli Deo Gloria!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão da Semana

POBRES DE ESPIRITO - SÉRIE: "AS BEM-AVENTURANÇAS" - PARTE 1

OS QUE CHORAM - SÉRIE "AS BEM-AVENTURANÇAS" - parte 2