terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

O MAL NÃO DESCANSA



por Delmo Fonseca


“... os filhos deste mundo são mais sagazes para com a sua geração do que os filhos da luz”.  Lc 16.8

Por que os bons, às vezes, se cansam de fazer o bem e os maus nunca se cansam de fazer o mal? Jesus afirma que os filhos deste mundo são mais astutos do que os filhos da luz. Os filhos deste mundo são aqueles que só se ocupam das coisas terrenas. Para eles a vida se resume a este mundo. E qual a consequência disso? Eles não temem a Deus porque não acreditam na existência de Deus. E por não acreditarem em Deus se sentem à vontade para fazerem tudo o que desejam visando sempre o próprio interesse. O escritor russo Fiódor Dostoiévsk destaca em um de suas obras que “se Deus não existisse tudo seria permitido”. E é assim que os filhos deste mundo vivem: como se Deus não existisse. 

Por não crerem em Deus, sentem-se à vontade para praticar todo tipo de maldade: corrompem e se deixam corromper, matam, roubam, mentem, enganam o tempo todo, querem levar vantagem em tudo. Não há trégua, pausa para o mal. Jesus também alerta para o fato de que “o ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir” (Jo 10.10). Em outras palavras, o mal não descansa.

Por outro lado, os filhos da luz creem que Deus é o “Pai das luzes” (Tg 1.17). E porque creem na luz, buscam a luz. “Falando novamente ao povo, Jesus disse: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida" (Jo 1.5). O Senhor Jesus veio nos livrar da influência dos filhos deste mundo: “Ele nos libertou do império das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado.” (Cl 1:13). O apóstolo João nos adverte: “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele” (1 Jo 2.15). 

Retornando ao que falamos no início a respeito da natureza dos filhos deste mundo, lembramos que estes vivem como se Deus não existisse. Sendo assim, vivem para si mesmos, só visam o próprio interesse e em momento algum levam em consideração a vida do outro. Se preciso roubam, matam e destroem. Eles não se cansam de praticar o mal porque o mal não descansa. Os filhos da luz, diferentemente destes, se melindram com muita facilidade. Reclamam porque não recebem reconhecimento e pensam em desistir ante o primeiro obstáculo. A este respeito o apóstolo Paulo nos adverte: “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido” (Gl 6.9). 

Não se cansar de fazer o bem. Este é o desafio dos filhos de Deus.


Soli Dei Gloria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário